Global Heart Hub lança programa para chamar a atenção para uma “Nação Invisível” que vive com a DCVAE – a principal causa de mortalidade em todo o mundo

  • O Global Heart Hub, que é uma rede global de organizações de pacientes cardíacos, está unido para provocar mudanças sistêmicas no enfrentamento à DCVAE e reduzir e prevenir muitos dos 15 milhões de óbitos anuais em todo o mundo relacionados a essa doença.
  • A doença cardiovascular aterosclerótica (DCVAE) é a causa subjacente a 85% dos óbitos relacionados a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
  • Em uma colaboração única, o Global Heart Hub está trabalhando em parceria com a Novartis para chamar a atenção para a “Nação Invisível” que vive com a DCVAE e para reduzir as perdas de vidas que podem ser evitadas e o fardo econômico imposto pela doença aos sistemas de saúde.

Galway, Irlanda, 19 de outubro de 2021

O Global Heart Hub tem o prazer de anunciar o lançamento do Invisible Nation, um programa que tem como objetivo expor e responder às realidades da doença cardiovascular aterosclerótica (DCVAE), uma doença crônica e silenciosa que afeta 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Trabalhando com uma rede global de organizações e defensores de pacientes cardíacos, o Invisible Nation, criado em parceria com a Novartis, busca dialogar com todas as partes interessadas em doenças cardiovasculares.

O Invisible Nation defenderá esforços para formular políticas e transformar a maneira como os governos, os sistemas de saúde e todas as partes interessadas trabalham juntos para mudar o curso da DCVAE e dar início a uma queda geracional no número de óbitos causados por doenças cardiovasculares. Chamando a atenção para este inegável problema global de saúde pública escondido à vista de todos, o programa ajudará a reduzir os 15 milhões de óbitos causados anualmente pela DCVAE e os enormes custos financeiros causados pela contínua falta de ação.

Embora a grande maioria dos óbitos relacionados à DCVAE poderiam ser evitados, a maioria dos países está longe de atingir a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir a mortalidade relacionada a doenças cardiovasculares em 25%

até 2025. Ao chamar a atenção para a principal causa de ataques cardíacos, AVCs e óbitos, o Invisible Nation busca motivar a conversa, inspirar ação e desencadear mudanças sistêmicas para que o fardo da DCVAE não diagnosticada e sem tratamento deixe de ser ignorado.

“Muitos ficarão surpresos em saber que milhões de pessoas morrem todos anos devido à DCVAE e ficarão ainda mais surpresos quando souberem que o número dessas perdas terríveis é cerca de 60% mais elevado que o número de mortes atribuídas ao câncer”, diz Neil Johnson, diretor executivo do Global Heart Hub. “Esse é um fato chocante, considerando que até 80% dos eventos cardiovasculares poderiam ser evitados. As organizações de pacientes têm a responsabilidade, e agora a oportunidade, de chamar a atenção para as realidades da DCVAE e expor as barreiras a melhores desfechos de saúde para as pessoas que vivem com ela. O aumento da conscientização é o primeiro passo para desencadear mudanças”.

“Poucas pessoas não têm uma história para contar sobre um ente querido que foi afetado por uma doença cardiovascular. A DCVAE é uma das principais causas desta crise global de doenças cardíacas, e não podemos ignorá-la. Isto é importante para mim, e estou orgulhosa que a Novartis esteja se unindo ao Global Heart Hub para promover mudanças. Continuaremos a trabalhar com parceiros de todo o mundo para chamar a atenção para esta Nação Invisível e garantir que as pessoas com DCVAE recebam o tratamento de que precisam”, diz Marie-France Tschudin, presidente da Novartis Pharmaceuticals.

A partir de hoje, o Global Heart Hub trabalhará com seus afiliados para envolver as partes interessadas no desenvolvimento de um plano de ação e no alinhamento de iniciativas específicas, criadas para ajudar os governos e os sistemas de saúde a alcançarem o objetivo da OMS de reduzir a mortalidade relacionada a doenças cardiovasculares em 25% até 2025. A Novartis apoiará este movimento liderado pela comunidade ajudando os membros da coalizão a terem acesso às informações e evidências necessárias para interagir com os sistemas de saúde locais, as autoridades de saúde e os formuladores de políticas.

Se você é um defensor de pacientes, um paciente ou uma organização profissional na comunidade cardiovascular, você é uma voz que representa esta Nação Invisível e pode ajudar a fazer a diferença.

Para saber mais, acesse www.InvisibleNation.com.