Após o sucesso do primeiro dia Europeu da sensibilização da doença da válvula cardíaca em 2018, membros da Aliança Europeia de doenças valvares cardíacas, reuniram-se em Paris este ano e concordaram que o evento seria melhor representado ao longo de uma semana em 2019. A aliança, composta por organizações de doentes da França, Espanha, Itália, Países Baixos, Irlanda e Reino Unido, escolheu a terceira semana de setembro como a data da semana Europeia da sensibilização para as doenças das válvulas cardíacas.

"Foi um prazer sediar a reunião para a doença da válvula cardíaca European Alliance aqui em Paris e fizemos grandes progressos com os nossos planos para o evento de conscientização deste ano", disse Phillipe Thebault, presidente da Alliance du Coeur. "Segurá-lo mais de uma semana permitirá mais oportunidades para espalhar a nossa mensagem sobre a necessidade de mais consciência da doença da válvula cardíaca em toda a Europa."

A semana centrar-se-á sobre o poder do envelhecimento positivo com mensagem chave em torno dos quatro como:

  • Conscientização: apelo a governos, sociedades científicas e indústria para colaborar com organizações de pacientes para executar campanhas nacionais para sensibilizar a doença valvular cardíaca
  • Pergunte: apelo a governos e pagadores nacionais para financiar um cheque para a doença da válvula cardíaca como parte do cheque de saúde anual para mais de 65S
  • Ação: apelo às autoridades de saúde para colocar em vigor as diretrizes da doença da válvula cardíaca nacional
  • Acesso: apelo aos prestadores de cuidados de saúde nacionais para fornecer acesso amplo e igualitário a terapias valvares cardíacas

"Com o envelhecimento da população e o elevado número de doentes que estão a ser diagnosticados com doença valvular cardíaca em toda a Europa, a sensibilização para a doença é essencial", afirmou Eleonora Selvi, chefe de comunicações da Cuore Italia. "Os seis países envolvidos na Aliança Europeia estão todos dedicados a garantir que os quatro como são realizados em benefício de pacientes com doença valvular em toda a Europa."

Na reunião, foram propostas várias actividades para cada um dos países participantes envolvidos. Algumas sugestões incluíram diálogo de engajamento do paciente e mesas-redondas, colaboração clínico e compartilhamento de informações e uma discussão sobre novos métodos para desenvolver mais conscientização em torno da doença valvular cardíaca.

Para saber mais sobre a semana Europeia da sensibilização para as doenças da válvula cardíaca na sua área, contacte a organização de doentes da Aliança da válvula cardíaca Europeia mais próxima: